sexta-feira, 2 de março de 2018

Cada um por si e o interesse público que se exploda!

A entrega do resultado da perícia (CRER) ou informação do resultado nunca foi objeto de tanta atenção.


A DIRSAT, por memorando conjunto, estabeleceu que: Fica vedada a disponibilização da Comunicação do Resultado de Requerimento (CRER) e qualquer informação sobre a conclusão da perícia médica nas APS. No item 11.1 do seu memorando.

Então o presidente, via Memorando Circular, afirma que podemos informar ao segurado (suspende o item 11.1).

Logo depois o Ministro via ofício Circurlar, diz que continua VEDADO.

E pra completar, o Presidente
em outro memorando diz: "Para  fins  de  controle  e  gestão  das  atividades, todo  Memorando-Circular  a  ser  expedido  no  âmbito da Administração Central,  contendo orientações,  comunicações,  exposição de projetos e diretrizes deverá ser encaminhado preliminarmente a esta Presidência para ciência e anuência" e ainda que "O agendamento de reunião com órgãos e entidades externas, bem como o assunto  a  ser  tratado,  devem  ser  previamente  comunicados  à  Presidência,  para  ciência  e  anuência, mediante o encaminhamento da pauta e da lista de participantes."

O dia 01/03/2018, que marcou o primeiro dia da dispensa de registro de ponto no sistema eletrônico da previdência (SISREF), teve um áudio viralizado nos grupos dos demais servidores: Escute aqui.

Além, claro, da matéria publicada na qual o Secretário do MDS promete " velocidade da realização das perícias vai crescer pelo menos 10 vezes".

Ainda sobre o assunto, vale lembrar a 
carta aberta com agradecimento a  ANMP e sua diretoria.

É preciso esclarecer que a matéria trata-se exclusivamente do BILD, as demais perícias, não podemos entregar o resultado há tempos (veja aqui)

Reiteramos algumas criticas antigas:
Esse é apenas mais um exemplo de como questões fundamentais tem sido conduzidas no INSS, no MDS, na Casa Civil e sua Associação, afinal, temos agora muitos "gestores" no INSS.

Longe de representar um ganho, afinal há mais envolvidos, apenas se vê aprofundar a falta de planejamento, de construção conjunta de ações e, especialmente, de salvaguarda do interesse público.

Em meio a guerra de memorandos, a instituição se afasta, cada vez mais, da defesa dos direitos dos cidadãos e transforma-se num campo de batalha político em que uma corporação/Ministério e um partido político/autarquia, se digladiam na disputa pelo poder.


Enquanto isso, seguimos à deriva, imersos em um caos crescente.

E ainda questionamos:
E o interesse do segurado em ter a informação do resultado da perícia?
E afinal, o que esta valendo, visto que na intraprev consta o item 11.1 riscado, mas muitos tem ciência da ação do ministério?

Matérias relacionadas: