quinta-feira, 8 de março de 2018

8M - #DiaInternacionalDaMulher, por Ludimilla Teixeira

Comemorar o Dia Internacional da Mulher? 

NÃO! Esta data não é comemorativa e sim reflexiva, porque nós mulheres ainda temos muito que lutar pelo reconhecimento dos nossos direitos e igualdade dos gêneros. 

Ainda somos massacradas pelo machismo, pela violência sexual e misoginia em geral, ainda recebemos menores salários, somos discriminadas no mercado de trabalho por ter direito a licença maternidade, como se ninguém precisasse de uma mãe pra vir ao mundo. Somos censuradas por amamentar nossa cria em público, sofremos violência doméstica, violência moral, somos chamadas de putas e vadias por coisas que só homem tem permissão para fazer. 


Sofremos preconceito quando estamos dirigindo ou exercendo uma função predominantemente masculina, fazemos jornada dupla, tripla, somos mãe, esposa, dona de casa e ainda trabalhamos fora, quando o homem só precisa ter um trabalho formal. 

Ganhamos brinquedos que nos ensinam a cuidar da casa, das crianças, somos moldadas e castradas desde bem cedo, quando ao homem é permitido sonhar. Somos ofendidas nas músicas, danças, somos humilhadas e desmoralizadas, embora haja contribuição de mulheres nas coreografias por pura ignorância, no carnaval somos agarradas a força e se recusarmos podemos ser espancadas. 

Não aprendemos a conhecer nosso próprio corpo, ao contrário, para nós tudo é sujo, proibido, e tem religiões que nos trata de maneira agressiva e conservadora. Somos espancadas por homens da nossa família, as vezes até mortas e ainda tem gente que acredita que gostamos de apanhar porque não conseguimos denunciar. 

Não tem nada pra comemorar nessa data, temos sim que continuar lutando pelos nossos direitos e pela igualdade. 

Homem, se você ama e quer homenagear uma mulher, seja um homem melhor, lute pelos direitos de sua mãe, irmã, namorada, esposa, tia, avó, prima, cunhada, sobrinha, neta, amiga ou companheira, seja lá qual for o parentesco ou vínculo, sem mulher não há vida porque a procriação depende de nós, reveja suas atitudes, lute pela igualdade dos gêneros e então DIGA NÃO AO MACHISMO OU A QUALQUER FORMA DE VIOLÊNCIA, PRECONCEITO OU DISCRIMINAÇÃO CONTRA A MULHER!!! 

#FeminismoÉIsso!!! 
#DiaInternacionalDaMulher!!! 
#SejaFeminista!!!

por Ludimilla Teixeira, via publique aqui.


Matérias relacionadas: 

O significado da greve das mulheres neste 8 de março

Todas e todos às ruas mais uma vez no Dia Internacional da Mulher! 

Fenasps em defesa dos direitos das mulheres!