quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

PASSADO O CARNAVAL - VOLTEMOS AO SUFOCO DO INSS .....


PASSADO O CARNAVAL  - VOLTEMOS AO SUFOCO DO INSS..... Nas mídias sociais servidores(as) do INSS vem denunciando o aumento alarmante do atendimento espontâneo nas Agências da Previdência Social, atendimento esse de orientações, entrega de comprovantes, manutenção de benefícios, entre outros. Não é de hoje que a gestão do INSS não possui política ou gestão para esses serviços, e consequentemente prejudica a população que às vezes espera horas e horas para conseguir um extrato de CNIS, sobrecarregando os(as) trabalhadores(as)    que estão em seu limite:  A POSSIBILIDADE DE UM SURTO PSICÓTICO E ADOECIMENTO É REAL. Alia-se a questão a falta de servidores(as) já denunciada na grande mídia (VEJA AQUI). 

A gestão do INSS está apostando nas modernidades tecnológicas a exemplo através do MEU INSS, porém o que se percebe é que seus resultados até o presente são fracassados, para comprovar essa tese, basta verificar as informações na “sala de monitoramento” da intraprev, e observar que 70% dos atendimentos nas agências trata-se de demandas espontâneas. Ademais os projetos “modernizantes” até o presente possuem a miopia de não atender as realidades regionais e perfis da população usuária do INSS, questões essas já mencionadas anteriormente em matérias desse blog:


“É inconteste que houve a ampliação da inclusão digital no Brasil nos últimos anos e que as políticas públicas devem aproveitar as tecnologias para facilitar o acesso aos serviços e melhorar o atendimento prestado à população. Contudo, os(as) idealizadores(as) desse projeto parecem se esquecer de que a realidade do acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC) ainda é restrito à parte da população brasileira, que não é o principal perfil do(a) trabalhador(a) que vai até a APS resolver suas pendências e viabilizar seus direitos. Outra dificuldade dessa quimera é a complexidade das condicionalidades previstas na legislação previdenciária para acesso a benefícios/proteção social” (INSS DIGITAL: UM DEBATE NECESSÁRIO! )



“Tais gestores acham que o Brasil é como Alemanha e EUA, acreditam piamente que os brasileiros são todos alfabetizados e todos dominam a informática e  computadores, por causa da loteria esportiva, dos jogos, das redes sociais. Sonham com robôs concedendo benefícios através de uma servidora digital e virtual..”. (O INSS ON LINE PARA UM PAÍS DE DESCAMISADOS).
 

Sendo assim é imperativo que a implementação de novas tecnologias garanta a melhoria e o acesso à população ao serviço, bem como plano de carreira que valorize os(as) servidores(as).


 A impressão que se tem é que a Direção Central do INSS não sabe dessa realidade, porém não é verdade, eles possuem a SALA DE MONITORAMENTO (conhecido como o big brother da previdência), sendo assim o que temos são “vistas grossas dos gestores”.   

É NOTÓRIO O ESGOTAMENTO FÍSICO E MENTAL DOS(AS) SERVIDORES(AS) DO INSS em especial nas demandas espontâneas, os(as) trabalhadores(as) com todos os seus esforços diários não possuem condições de resolver problemas insolúveis  - pois é PURO STRESS diário. Aliam-se aos conflitos constantes no atendimento com agressões verbais aos servidores(as) e gritarias em virtude da demora no atendimento, questão esta que os(as) servidores(as) não possuem nenhuma responsabilidade.


O QUE FAZER??




DESOBEDIÊNCIA CIVIL: é a tarefa principal dos(as) servidores(as) do INSS contra esse injusto processo e sistema de trabalho imposto pelo governo. FECHEM AS AGÊNCIAS, PARALISEM OS TRABALHOS, pressionem as entidades sindicais, de classe e da sociedade civil, pois NENHUMA SOLUÇÃO a esses problemas e outros não “cairá dos céus” se não for por nós mesmos. NÃO TEMOS NADA A PERDER A NÃO SER O CHICOTE QUE ESTALA TODOS OS DIAS!!! ..

POIS O FINAL, A LONGO PRAZO, PODERÁ SER TRÁGICO....


*Texto de autoria de AILTON MARQUES DE VASCONCELOS.
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** O texto é de responsabilidade do autor(a) e não reflete necessariamente a posição do Blog.

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