sábado, 18 de novembro de 2017

Cassaram o Dia da Consciência Negra

Mais um dia 20 de novembro está chegando e nos perguntamos, o que mudou de lá pra cá?!? Será que estamos enfrentando o preconceito racial como deveríamos?!? O racismo acabou?!? Tenho certeza que para a maioria dos negros, é inegável o fato de que avançamos a passos de tartaruga. Eu diria até que regredimos em vários aspectos, vide crescente onda de movimentos ultra conservadores de direita, racistas e segregacionistas ao redor do mundo.

O INSS como filho bastardo do Governo Federal, não ia ficar de fora dessa regressão involutiva, dando um tiro no próprio pé e na consciência dos seus servidores, tinha que ser mais uma vez o saco de pancadas, ou melhor, o negro fugido sendo chibateado no Pelourinho, fazendo a mais perfeita das analogias. Quer um exemplo?!? Nessa última sexta-feira, quase no final do expediente, os servidores do INSS foram surpreendidos com mais uma "chibatada" em forma de memorando, que chega ser tão absurdo quanto trágico: cassaram o feriado do dia da Consciência Negra!!! "Como assim produção, não é feriado estadual ou municipal em algumas localidades?!?", alguns vão se perguntar, a resposta é sim!!! 

O Dia de Consciência Negra é feriado civil em cerca de 1.000 municípios e em 5 Estados da federação brasileira (Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso e Rio de Janeiro). Todas as leis e decretos que regulam o Dia da Consciência Negra nos municípios e Estados já foram alvos de Ações Diretas de Inconstitucionalidade, todas foram consideradas constitucionais. Mas a direção do INSS resolveu se utilizar erroneamente da Lei Federal n° 9.093/1995 pra justificar tamanha barbaridade. 

Sabe o que parece? Que um dia tão importante como esse não tenha qualquer significado para quem está no comando, ou seja, racismo velado! Como já diria o poeta, se você não faz parte da solução, você faz parte do problema!!! Enquanto os gestores de órgãos tão importantes como o INSS não se conscientizarem de que é necessário combater o racismo, qualquer tipo de preconceito e discriminação, o instituto não estará fazendo a sua parte para construção de um país mais justo e igualitário.

Os negros pertencentes ao quadro do INSS exigem respeito!!! Respeitem nossas conquistas, nossas datas comemorativas, nosso suor e nossas lágrimas!!! Mas principalmente respeitem a nossa dor de lutar contra o racismo todos os dias, inclusive em nosso local de trabalho sem qualquer apoio da instituição, não sendo admissível que a presidência do INSS fique inerte e conivente a essa monstruosidade.

Chega de assédio moral!!! 
Chega de racismo velado!!!