quinta-feira, 13 de julho de 2017

ENTIDADES REALIZAM REUNIÃO NA SUPERINTENDÊNCIA SUL DO INSS - (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná)




    Imagem/foto; CRESS/SC



No dia 11 de julho de 2017 reuniram-se na sede da superintendência regional sul – SRIII os membros:

FENASPS – Federação Nacional dos sindicatos de trabalhadores da saúde, trabalho, previdência e assistência Social:  Moacir Lopes e Carmem Fosch; 

SINDPREVS Paraná: Lucilene da Silva e Marcelo Franzon;

SINDPREVS Santa Catarina: Luciano Wolffenbuttel Veras, Caren Delfino Pivetta Lapoli, e João Paulo Silvestre;

SINDPREVS Rio Grande do Sul: Leisa Oliveira e Kelcia Damasia Cordeiro Neto;

Conselho Regional de Serviço Social Paraná: Joziane Cirilo e Viviane Peres (Comissão Nacional de Assistentes Sociais da FENASPS);

Conselho Regional de Serviço Social Santa Catarina: Fabiana Luiza Negri; 

Grupo de trabalho em planejamento de Serviço Social da SR III: Maria Lucia Bueno

Comissão Nacional da Reabilitação da FENASPS: Priscilla Wollf;

Assessora do SINDPREV SC em matéria de saúde do Trabalhador: Elisa Ferreira; 

Superintendência III: Kathia Moreira Braga (Superintendente), Pamela Conceição Figueiredo de Souza (Representante Técnica da Diretoria de Saúde do Trabalhador – SR III), Stela Pawlick (chefe de gabinete) e representando o setor de atendimento Edineia Padovani e Mariane.




A reunião iniciou na sede das SRII às 11 horas e 30
minutos com a apresentação dos/as presentes e após este momento a abertura foi realizada pela Assistente Social Representante do CRESS PR Joziane Cirilo que apresentou a motivação para a construção coletiva da reunião diante das dificuldades que os/as profissionais encontraram para dialogar, institucionamente, após diversas solicitações com a Representante Técnica da Diretoria de Saúde do Trabalhador -DIRSAT na SRIII e que a construção de fluxos de comunicação, de trabalho e de descentralização orçamentária sem a discussão com o Serviço Social tem implicado nas condições éticas e técnicas do trabalho dos/as assistentes sociais. 


Diante dos impactos que a falta de dialogo tem trazido a realização das atividades dos serviços previdenciários: Serviço Social e Reabilitação Profissional nas Gerências Executivas e Agências da Previdência Social, a opção encontrada pelos/as profissionais foi realizar o necessário dialogo através das entidades representativas da categoria (Sindicatos Estaduais, FENASPS e CRESS). 


A superintendente realizou questionamento referente à solicitação que os profissionais enviaram anteriormente a DIRSAT, com as pautas apresentadas. Os Profissionais responderam que as demandas não foram respondidas ou consideradas e que desta forma se fez necessário a apresentação na superintendência para mediar as questões pertinentes a SRIII. 


A Pauta de reivindicações foi apresentada, protocolada junto à chefe de gabinete da superintendente e seguiu a seguinte ordem: 


1.      Respeito à garantia da autonomia técnica dos trabalhadores dos serviços de Reabilitação e Serviço Social. 


2.      Discussão com serviços previdenciários: Serviço Social e Reabilitação Profissional, sobre a construção do projeto INSS digital, visto que em nenhum local do projeto é realizada menção a estes serviços e que em nenhum momento a categoria foi convidada a discutir o projeto. A superintendente afirmou que se a categoria encaminhar esta demanda por escrito com as pontuações dos serviços, ela diretamente enviará a solicitação à DIRSAT que iniciou a participação neste processo somente nesta semana.

Destacamos a inclusão do projeto do Serviço Social “Orienta Cidadão” no projeto “Recomeçar” construído pela SRIII, informando aos/às presentes o histórico da construção desse projeto e a importância da execução das ações no contexto das mudanças institucionais, sendo um espaço de acesso aos usuários e segurados às informações previdenciárias e assistenciais. Contudo, houve falta de discussão com os profissionais do Serviço Social, haja vista, que as demais áreas se reuniram para discussão da operacionalização do projeto “Recomeçar” sem a presença de representação do Serviço Social.


3.      Ato contínuo foi abordado o fluxo dos e-mails referente a duvidas técnicas que atualmente seguem o seguinte fluxo: envio para chefe do SST, envio para a RET na DIRSAT na SRIII e posteriormente envio para a DSS. O questionamento ocorreu no sentido de que dúvidas técnicas devem ser direcionadas diretamente a área do Serviço Social. A Sra. Pamela concordou com o fluxo solicitado pelos profissionais e afirmou que os e-mails podem ser enviados diretamente à DSS. 


4.      Também solicitamos a garantia das reuniões técnicas mensais nos casos em que não é necessário o orçamento para a realização, no que a superintendente afirmou não haver nenhuma diretriz institucional contrária a esta situação e concordou com a realização das mesmas. 


5.      Os profissionais presentes questionaram a não autorização da reunião do GT planejamento no mês de maio, grupo de trabalho instituído através da portaria n. 437/2016, com previsão de três reuniões no ano 2017 e até o momento não foi realizada nenhuma, acrescentamos ainda, que tínhamos conhecimento da disponibilidade de orçamento descentralizado pela Divisão de Serviço Social para a SRIII, a RET da DIRSAT reafirmou a indisponibilidade orçamentária. 


6.      Outra questão tratada na reunião foi sobre a falta de transparência do orçamento dos serviços previdenciários e ressaltado que os profissionais sempre tiveram acesso ao valor disponibilizado nos anos anteriores para desenvolvimento das ações do Serviço Social e Reabilitação Profissional. A resposta obtida pela superintendente foi que todas as áreas no presente ano não tem conhecimento da disponibilidade de orçamento. 


O Sr. Luciano Representante do SINDPREVS-SC questionou de forma respeitosa aos representantes da
superintendência quanto à interferência da Associação Nacional dos Médicos Peritos – ANMP, nas decisões institucionais do INSS e diretamente no desmonte do Serviço Social e qual o grau de ingerência da referida associação nas decisões institucionais. 


A representante do CRESS/SC, Fabiana, afirmou que as matérias específicas em serviço social, devem ser respondidas por profissional assistente social. Caso outro profissional responda por matéria técnica do Serviço Social se configura exercício ilegal da profissão, cabendo as medidas legais por este exercício. 


Após o questionamento referente à ANMP e posicionamento do CRESS SC quanto o exercício ilegal da profissão a Representante técnica da DIRSAT, se retirou da reunião, sem explicação, e sem responder as demais demandas que as entidades iriam discutir. 


A postura da RET da DIRSAT demonstrou o total desrespeito não apenas aos profissionais presentes na reunião, mas todo o conjunto de profissionais que desenvolvem os serviços previdenciários na SRIII, ficando clara a impossibilidade de dialogo para tratar das demandas dos serviços e todas as dificuldades vivenciadas para execução das atividades e ações no âmbito das Gerências Executivas e Agências da Previdência Social, questões que impactam diretamente no reconhecimento dos direitos previdenciários e assistenciais dos cidadãos. 


O Sr. Moacir solicitou a possibilidade de liberação do SISREF para participação dos eventos do sindicato, questão acatada pela superintendente. Abordou também, a possibilidade de reuniões mensais com representantes do sindicato e SRIII para tratar das questões gerais da categoria, condições de trabalho e pautas especificas dos servidores, superintendente se posicionou favorável a realização de tais reuniões


Importante destacar, que a reunião transcorreu de forma tranquila, pautado no respeito, na perspectiva de discutir as questões referentes às dificuldades de fluxos, orçamento, autonomia profissional, dentre outros, vivenciadas pelos serviços previdenciários: Serviço Social e Reabilitação Profissional da SRIII. 


Com o objetivo de encaminhamento da reunião, como a maioria das questões envolve a Representação Técnica da DIRSAT na SRIII, optou-se por enviar um documento protocolado diretamente para a Representante Técnica da DIRSAT, com as demandas dos serviços previdenciários: Serviço Social e Reabilitação Profissional, estabelecendo o prazo para resposta de 15 dias. 


Por fim, manifestamos nosso repudio a atitude de abandono de uma reunião legítima das entidades representativas da categoria, agendada previamente e com anuência de todos os participantes, caracterizando o desrespeito a estas instituições e a toda categoria dos (as) trabalhadores (as) que atualmente atuam nos serviços previdenciários: Serviço Social e Reabilitação Profissional.

Sem a presença da RET da DIRSAT, a reunião foi finalizada, não sendo possível avançar nos pontos de pauta, visto a necessidade de posicionamentos e esclarecimentos da representação técnica da DIRSAT. 


Na oportunidade repudiamos as notícias veiculadas após a reunião pela ANMP, fazendo graves e irreais acusações contra o servidor Luciano W. Veras (coordenador do SINDPREVS SC) e nos solidarizamos ao mesmo, uma vez que todos os presentes tem conhecimento dos reais fatos e falas ocorridas na reunião, sempre na defesa do conjunto de trabalhadores (as) do instituto. 


Desta forma sugerimos a categoria a procurar as entidades representativas: Conselhos Regionais de Serviço Social – CRESS e Sindicatos Estaduais e denunciar as situações de assédio, perseguição, coação e de demais constrangimentos que vivenciamos na execução de nosso trabalho.





Comissão de Assistentes Sociais SINDSPREVS

(Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná)