sexta-feira, 17 de junho de 2016

Três mil marcham na Esplanada dos Ministérios contra medidas temerosas do governo

Mais de três mil trabalhadores e estudantes marcharam pela Esplanada dos Ministérios na tarde desta quinta-feira, 16 de junho, seguindo a programação do Dia Nacional de Lutas convocado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Da Fenasps, participaram representação dos sindicatos de SP, PR, SC  e PA e das oposições sindicais da BA e do DF.

Dentre as principais bandeiras de luta estavam a revogação imediata das Medidas Provisórias (MPs) 726 e 731, ambas de 2016, que extinguem e aglutinam vários ministérios  e acabam com várias funções de chefias e cargos comissionados, respectivamente. Os trabalhadores também pediram a aprovação urgente do Projeto de Lei da Câmara n° 33 (antigo PL 4250/2015), fruto dos acordos de greve assinados em 2015 e gritaram palavras de ordem contra o presidente interino Michel Temer e todos corruptos, pedindo eleições gerais.

Na Ocupação no ex-MTPS, em Brasília, e em várias APS Brasil afora Sindicatos filiados e representação da Fenasps também participaram ativamente na ocupação, junto com cerca de dois mil trabalhadores, do local onde era sediado o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), em Brasília, onde ficam os ministérios do Trabalho e da Fazenda. Em suas grande maioria rurais, os trabalhadores carregavam em suas bandeiras mensagens contra o fim dos ministérios da Previdência e do Desenvolvimento Agrário, também desmontado por medida do governo de Michel Temer, que junto-o com o Ministério de Desenvolvimento Social.
       Em diversas partes do país também ocorreram ocupações em Agências da Previdência Social (APS) e Gerências Executivas do INSS (GEX), nos estados SC – PR – SP – DF – SE – PE – AL – RN – ES-CE – PI – AM – RS – BA – PB - RJ - GO-PA. Até início da tarde e no decorrer  do dia aproximadamente 100 APS estiveram ocupadas em todo País hoje. Os Estados TO, SP, MS, MT, RO, RR, AC, AC e MÁ. 
Dentre as principais bandeiras de luta estavam a revogação imediata das Medidas Provisórias (MPs) 726 e 731, ambas de 2016, que extinguem e aglutinam vários ministérios  e acabam com várias funções de chefias e cargos comissionados, respectivamente. Os trabalhadores também pediram a aprovação urgente do Projeto de Lei da Câmara n° 33 (antigo PL 4250/2015), fruto dos acordos de greve assinados em 2015 e gritaram palavras de ordem contra o presidente interino FORA Michel Temer e todos corruptos, pedindo eleições gerais.

Ocupação no ex-MTPS, em Brasília, e em várias APS Brasil afora
A Fenasps também marcou presença na ocupação, por cerca de dois mil trabalhadores, do prédio onde era sediado o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), em Brasília, onde ficam os ministérios do Trabalho e da Fazenda. Em suas grande maioria rurais, os trabalhadores carregavam em suas bandeiras mensagens contra o fim dos ministérios da Previdência e do Desenvolvimento Agrário, também desmontado por medida do governo de Michel Temer, que junto-o com o Ministério de Desenvolvimento Social.
A Luta continua até a vitória!!

por Moacir Lopes

Fotos aqui